Pessoas com Mobilidade Reduzida têm direito ao passe livre para utilizar o transporte coletivo e vagas de estacionamento. Para ter acesso ao benefício, é necessário possuir o cartão especial de passe livre ou estacionamento, emitido pela SMTT.
O objetivo é garantir mais autonomia e inclusão, permitindo que pessoas com Mobilidade Reduzida tenham acesso facilitado aos seus direitos de ir e vir pela cidade.
Acessibilidade e inclusão. O passe livre para pessoas com mobilidade reduzida garante mais autonomia e facilidade no seu dia a dia. Mais praticidade e menos barreiras para se locomover em Aracaju.
O cartão de estacionamento garante vagas exclusivas para pessoas com mobilidade reduzida, proporcionando mais conforto, segurança e praticidade no seu dia a dia. Um direito que assegura mais autonomia para se locomover em Aracaju.
O cartão de identificação garante atendimento prioritário e adaptações necessárias em serviços e espaços públicos, proporcionando mais conforto, segurança e inclusão no dia a dia. Um direito que assegura maior autonomia e reconhecimento das necessidades das pessoas com autismo em Aracaju.
Para solicitar o Cartão de Passe Livre PCD, é necessário comparecer à sede da SMTT, no Setor Perícia, localizada na Rua Roberto Fonseca, 200, Inácio Barbosa, e agendar uma perícia médica. A documentação deve ser apresentada em **originais e cópias**:
Casos especiais:
Após o agendamento, aguarde a data marcada para a realização da perícia médica, que é necessária para a concessão do Cartão de Passe Livre.
Para solicitar o Cartão de Estacionamento PCD, é necessário comparecer à sede da SMTT, no Setor Perícia, localizada na Rua Roberto Fonseca, 200, Inácio Barbosa, e realizar um cadastro para agendar a perícia médica. A documentação deve ser apresentada em originais e cópias:
Casos especiais:
Após o agendamento, aguarde a data marcada para a realização da perícia médica, que é necessária para a concessão do Cartão de Estacionamento PCD.
Para solicitar o Cartão de Estacionamento Autista, é necessário comparecer à sede da SMTT, no Setor Perícia, localizada na Rua Roberto Fonseca, 200, Inácio Barbosa. A documentação deve ser apresentada em originais e cópias:
Primeira vez e Renovação: Apresentar toda a documentação acima. O cartão do autista tem emissão imediata após o cadastro e deve ser renovado a cada 5 anos.
Observações: A credencial é válida em todo o território nacional, pode ser utilizada em qualquer veículo em que o autista estiver, devendo ser posicionada sempre na parte da frente do painel. O uso é exclusivo nas vagas destinadas a cadeirantes e autistas.
Para casos específicos, é necessário trazer também:
- Menores de 18 anos: cópia do RG e CPF do responsável;
- Deficiente visual: exame de acuidade visual;
- Deficiente auditivo: audiometria.
Após o agendamento, aguarde a data indicada para a realização da perícia médica, que tem como objetivo a concessão do cartão.